A Pandemia e seus ensinamentos para os negócios

Publicado por Rizer em

equipe adequando seu negócio

Não é novidade para ninguém que a Pandemia mudou os hábitos das pessoas. Seja em relação a higiene, relacionamentos, comportamentos ou sobre seus negócios. De alguma forma, você foi afetado e precisou se adaptar a uma nova realidade.

Sem sombra de dúvidas a pandemia atrapalhou e até encerrou muitas empresas, não só as pequenas, mas principalmente elas. E por conta disso, as empresas que resistiram precisaram aprender e se adaptar a novas formas de negócio e de gestão. E, acredite, muitos mostraram que conseguiram aprender e até mesmo usar a crise a seu favor.

Por isso é tão importante fazer o seu planejamento e sempre ter um plano B para o caso de as coisas não acontecerem como o esperado, afinal não é a primeira crise que acontece e gera grande impacto na economia e certamente não será a última também.

Mas vamos voltar ao aprendizado durante a crise, porque se você não se adaptou a algum deles, talvez seja esse o momento de rever a gestão do seu negócio e conseguir ter mais tranquilidade e organização da sua empresa.

Já começo dizendo que se você não tem seus processos feitos de forma digital, já começou ficando pra trás. Redes sociais, sistemas de gestão (de clientes, fluxo de caixa, estoque, etc), marcação de ponto digital… tudo isso veio para ficar e facilitar a vida do empreendedor, por isso use todas as ferramentas possíveis a seu favor. Não é apenas uma questão de ganho de tempo, mas de facilidade do acesso às informações e menos possibilidade de erro. Fora o fato de que ter seus dados inseridos e armazenados digitalmente com certeza vai ter ajudar a poupar dinheiro (não vai gastar com papel para impressão de folha de ponto, por exemplo).

Mesmo com todas as vantagens de entrar para o mundo digital, de acordo com uma pesquisa do Sebrae sobre impacto da crise nos pequenos negócios, “somente 15% passaram a vender online na pandemia e 20% não sabem como isso se aplica à sua empresa ou não pretendem vender de forma online no futuro.” Ou seja, ainda tem gente que não sabe como se adequar ou até mesmo não entendeu por que deve realizar essa mudança. Mas, segundo André Friedheim, presidente da ABF, “Em algumas situações, o uso correto da tecnologia permite que as PMEs concorram em quase pé de igualdade com grandes corporações”, por isso é tão importante que você entenda se adeque a nova realidade.

Não deixe para depois a inserção de novas (nem tão novas assim) tecnologias no dia-a-dia da sua empresa. Divulgue no instagram e no facebook, crie seu e-commerce, anuncie no Google e crie seu sistema personalizado de gestão. Você vai ver o quanto isso pode ser benéfico e facilitador para o seu trabalho.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *