CRM: Por que ele é tão importante para as pequenas empresas?

Publicado por Rizer em

Pessoas pensando sobre CRM e como atender seus clientes

CRM tem sua origem do inglês Customer Relationship Management, ou seja,  gestão de relacionamento com o cliente. De acordo com a Gartner Group, CRM é “uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e à antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto de vista tecnológico, o CRM envolve capturar os dados do cliente ao longo de toda a empresa, consolidar todos os dados capturados interna e externamente em um banco de dados central, analisar e disponibilizar os resultados destas análises para a tomada de decisões mais assertivas.” 

Mas o que isso quer dizer afinal?

Imagine ter 200 amigos no seu facebook e você saber de memória o nome completo, idade, data de aniversário, onde moram, nomes dos cônjuges, etc de todos eles. É muita informação para lembrar, não é mesmo? Mas eles são seus amigos e de alguma forma você mantém contato com eles. Agora imagina se fossem 200 clientes. Você não os conhece e muitas vezes pode acontecer de seu contato com esse cliente ser exclusivamente via web. Dificilmente você vai memorizar todas as informações que precisa de todos eles. E é nesse momento que o CRM te ajuda.

Os clientes são parte fundamental para o seu negócio e é importante que você tenha um bom relacionamento com eles.

O que é um sistema de CRM?

Sistema de CRM é onde você vai poder fazer a gestão dos seus clientes. Ou seja, vai poder acompanhar todo o ciclo de vida do cliente, desde o primeiro atendimento até o fechamento da venda. De forma bastante resumida: o sistema de CRM vai conter cadastro de clientes e registro de informações sobre ele.

O ideal é que esse sistema seja online, assim você consegue ter acesso às informações em qualquer lugar que estiver.

Por que é importante ter um sistema de CRM?

Cadastrando os seus clientes e registrando as informações corretamente sobre eles, seu sistema de CRM pode virar um grande aliado para:

  • atrair e captar novos clientes;
  • fidelização dos clientes já adquiridos;
  • resgatar clientes que ficaram “esquecidos”.

Afinal, um dos maiores problemas dos empreendedores é ter tempo para organizar, separar e administrar todos os seus clientes, levando em conta que há muito mais coisas a serem feitas durante o gerenciamento de uma empresa.

Pense no quanto pode melhorar o trabalho da sua equipe se as informações que eles usam para alimentar o sistema são automaticamente atualizadas para todos da equipe, sem confusão de vários sites, planilhas e anotações confusas que acabam tomando mais tempo para entender do que para trabalhar efetivamente.

Como saber se você precisa de um sistema de CRM?

Já antecipo que sim, você precisa de um sistema de CRM. Mas listarei aqui os motivos para que você chegue a mesma conclusão que eu:

  1. Poucos negócios novos – se o seu time de vendas não sabe em qual estágio se encontram os seus clientes, como eles poderão saber se precisam ou não entrar em contato? Também há o fator organização que pode atrapalhar muito caso o time de vendas use métodos ruins de organização;
  1. Acredita que todos os leads são iguais – cada pessoa tem uma necessidade específica quando encontra o seu negócio, então nada mais certo do que tratar cada um de forma individual e atender exatamente o que ele precisa;
  1. Desorganização das informações – cada dia as coisas são anotadas em um lugar diferente, cada funcionário tem um procedimento diferente para anotar sobre seus contatos… fica difícil quando não estão todos alinhados e usando um sistema online que mostre as informações atualizadas em tempo real;
  1. Relatórios imprecisos – se no final do dia você não consegue ter um relatório mostrando exatamente o que aconteceu com os atendimentos feitos durante o dia, como você vai saber onde tem que melhorar?

Ter um sistema de CRM pode ser mais fácil do que você imagina. Há vários disponíveis na internet, com preços variados. Como sugestão, indico que experimentem a plataforma da Rizer, onde você consegue criar seu sistema de gestão de clientes (e de toda a empresa!) de forma totalmente personalizada.

No nosso artigo sobre as Vantagens do sistema personalizado, explicamos um pouco melhor sobre essa questão de criação de um sistema próprio. Vale a pena a leitura!

Por hoje é isso, empreendedores!

Até mais e bons negócios!


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