Empreendedorismo

Comunicação Interpessoal: por que ela é importante para a sua empresa?

Comunicação interpessoal. Dois homens conversando com telefone feito com barbante e latinhas.

A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações e é uma necessidade em todos os contextos do convívio humano. Para que essa troca exista, é necessário que haja, pelo menos, um emissor e um receptor.

Sendo:
Emissor – pessoa que transmite a informação
Receptor – pessoa que recebe a informação 

Essa troca de informações pode ser feita de várias maneiras: por meio de fala, escrita, mímica, uso de tecnologia, foto, desenho, entre outras maneiras.  Em resumo, a comunicação pode ser verbal ou não verbal

A comunicação possui diversas funções como: Informar, motivar, expressar emoções, comandar, persuadir ou interagir. E para que a comunicação aconteça é preciso alguns elementos: um emissor, um receptor, uma mensagem e um canal pelo qual a mensagem será transmitida.

A forma como o emissor se comunica varia de acordo com seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências e emoções. Da mesma forma, o entendimento do receptor também vai depender de toda a bagagem que ele traz consigo. 

Ruídos

Mas e quando há algum problema durante a transmissão ou recebimento da mensagem? Chamamos esse “problema” de ruído. De modo geral, ruído é toda interferência, perceptível ou não, que atrapalha a troca de mensagens entre o emissor e o receptor. 

Existem 4 tipos de ruídos:

  • Físico – origem externa. são os sons presentes no ambiente. Barulho de trânsito, cachorro latindo, campainha, etc.
  • Fisiológico – questões fisiológicas. dor de cabeça, afta na língua, dor de dente, etc. 
  • Psicológico – quando você se distrai pensando em qualquer outra coisa e não consegue prestar atenção a mensagem recebida.
  • Semântico – quando a mensagem possui dados muito técnicos, alheio ao conhecimento do receptor.

Comunicação Interna

Entendido do que se trata comunicação interpessoal, passamos para a comunicação dentro da empresa.

A comunicação interna é a transmissão e o compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo. Pode ser feita de forma vertical (superior para subordinado) ou horizontal (mesmo nível hierárquico).

O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e motivados com os objetivos da empresa.

Mas qual é a real importância da comunicação interna?

Existem vários motivos para que uma boa comunicação seja priorizada na empresa:

  • melhora o clima organizacional – é muito chato quando você participa de uma equipe onde as pessoas não se falam. O bom relacionamento interpessoal gera o espírito de cooperação, aproximando os departamentos e fazendo com que todos trabalhem em sintonia. 
  • aumenta a produtividade – quando o colaborador entende seu papel na empresa e se sente realmente parte da equipe, ele se esforça para desempenhar um trabalho melhor.
  • facilita a integração de novos colaboradores – o novo colaborador, sabendo as funções que deverá cumprir e sendo bem recebido pelos atuais colaboradores tende a se integrar mais facilmente.

Melhores práticas na comunicação interna

Para que não haja ruídos que ponham em risco o desempenho dos colaboradores, é muito importante focar em boas práticas de comunicação interna:

Conhecer seus colaboradores – entenda os colaboradores com base nas experiências profissionais, valores pessoais, personalidade, níveis de formação e outras características que vão ajudar a saber como passar uma informação.

Comunicação clara e acessível – não vai adiantar usar termos técnicos de um setor para falar com pessoas de um setor totalmente diferente. Um bom exemplo é pedir para um desenvolvedor usar termos técnicos do trabalho dele para falar com alguém da área do financeiro.

Transparência com os acontecimentos – sendo acontecimentos bons ou ruins, é importante contar para que todos os colaboradores saibam do que está acontecendo. É melhor que fiquem sabendo de fontes internas do que externas.

Saiba ouvir – saber como falar é muito importante, mas saber ouvir também faz muita diferença. Todos gostam de ter suas opiniões ouvidas,  consideradas e reconhecidas. Cada um sabe quais são as falhas e quais melhorias poderiam ser feitas no seu setor, por isso é tão importante ouvir as opiniões de todos.

Reconheça os esforços dos colaboradores – mostre para o colaborador que o esforço dele foi notado! O colaborador valorizado é o colaborador disposto a dar o melhor de si para a o bem da empresa.

Leave a Reply