Como escolher o melhor domínio para iniciar seu site?

Antes de tudo, você deve pensar em seu nome de domínio para iniciar um projeto pessoal, profissional ou seja o que for. Essa é uma das partes triviais para obter sucesso (e muitas pessoas ainda pensam que não). Com um bom domínio você pode atrair mais visitas e gerar mais engajamento com o seu público-alvo. Vamos lá!

#01: Definir seu negócio

Nessa etapa você deve definir se o seu site será empresarial, pessoal, ong, entre outros. Saber definir essa posição resultará em uma melhor performance lá na frente.

Após definir o seu negócio, você terá uma noção maior de como será o nome do seu domínio e, assim, poderá registrá-lo.

#02:  Marca (Branding)

Caso o seu domínio seja empresarial, provavelmente você deve ter uma marca em mente, certo? Caso não tenha, pense em nomes curtos e objetivos. Pense nas primeiras empresas grandes que vem a sua mente. Alguns exemplos:

  • Google
  • Amazon
  • Coca-Cola
  • Nike
  • Adidas
  • Tumblr

Dicas:

  • Nomes fáceis de lembrar e gravar
  • Nomes que não gerem dúvidas de pronunciamento e/ou erros na digitação
  • Algo que faça lembrar o que você vende, tal como: MailChimp (site de e-mail marketing)

#03:  Buscar um domínio disponível (vish!)

Esse é um dos momentos mais dolorosos para quem quer registrar um domínio. Você está todo feliz porque já definiu seu negócio, elaborou seu Branding e agora vai registrar um domínio. 

Porém, é surpreendido por inúmeros domínios já registrados…Isso é normal! 

Muitas pessoas e empresas trabalham com compra e venda de domínios, por isso, dependendo do nome da sua empresa ou seu próprio nome pode não estar disponível para registro.

Por isso eu digo que seu domínio tem que ser o mais único possível, para que seja viável um registro e que você consiga se destacar no mercado. Tendo nomes únicos fica mais fácil de ser encontrado nos sites de buscas.

Faça pesquisas nas redes sociais, Google, Bing e verifique se o nome que você quer inserir aparece nos mecanismos de busca. 

O custo de um domínio está na faixa de R$ 40,00 e ele será seu por 1 ano.

Sites para pesquisar domínios:

  • Registro.br (para buscar registros .com.br)
  • Godaddy (ótimo para pesquisar registros .com)

OBS¹: Não confunda domínio com Hospedagem. Domínio é o registro do nome do o seu site e isso não significa que ele estará no ar após a compra. Você terá que contratar um site de hospedagem para, assim, colocá-lo no ar. 

OBS²: Busque por domínios .com.br, .com ou .net, esses são os mais usuais aqui no Brasil e facilita na memorização.

#04:  Hospedagem

Há infinitos sites em que você pode hospedar seu domínio, mas tome cuidado com alguns que você não conhece.

Abaixo seguem dicas de sites confiáveis em que você poderá hospedar seu site. O valor das hospedagens variam da forma que você pretende pagar, mensal, trimestral, anual, e por aí vai:

  • Hostgator: Um dos melhores e mais completos do Brasil. É nacional, tem um bom suporte e planos que variam de R$ 13,00 até o enterprise.
  • Locaweb: Ele é ótimo, barato e tem um suporte incrível.
  • Amazon
  • Godaddy
  • Wix

#05:  Plataformas

Legal!  Você já registrou seu domínio, realizou um plano de hospedagem bacana, mas qual plataforma você vai usar para desenvolver seu website? Não tem ideia? Bora lá, então:

  • HTML: O mais conhecido de todos. Se você manja de HTML e sabe desenvolver, essa é uma boa opção para começar.
  • WordPress: Um dos mais completos! Ao ser instalado você tem a possibilidade de escolher infinitos temas gratuitos para seu site/blog ou optar por comprar um tema profissional com todos os recursos disponíveis (E-commerce, integração com plataformas de E-mail Marketing, SEO, Social Media, entre outros).
    Existem muitos cursos online gratuitos ensinando como usar essa plataforma.
  • Magento: Uma das melhores e mais completa plataforma para criação de Loja Virtual.
  • Joomla: CMS de Código Aberto e possui inúmeros templates free e pagos para ajudar no desenvolvimento do seu site.

#06:  Conclusão

Ufa! Chega, né!? Ainda não rs
Sua jornada pelo sucesso está apenas começando!  

De que adianta ter um lindo site no ar, com muitos produtos/serviços para oferecer se você não consegue engajamento com seu público-alvo? Seu site simplesmente se torna, apenas mais um, neste universo chamado Internet.

Após esse processo é necessário traçar estratégias mercadológicas e digitais para rankear seu site nos mecanismos de busca e criar conteúdos de valor para o seu público-alvo. Isso é um trabalho árduo e incessante, porém, quando você vê o retorno é uma maravilha! 

Fica de olho no nosso blog, que no próximo vamos explicar um pouco sobre as ferramentas de Marketing que auxiliam (e muito) no crescimento do seu projeto! 

 

Deixe uma resposta