equipe trabalhando unida

Como formar uma equipe de alto nível

Um gestor, além de entender as necessidades do seu negócio, precisa saber como montar uma equipe que garanta que essas necessidades sejam atendidas. Afinal, sozinho ele não vai conseguir dar conta de todas as áreas do seu negócio. Por isso a importância de boas escolhas na hora da decisão, tanto do líder quanto da equipe em si.

E este é o maior desafio enfrentado pelos gestores: encontrar pessoas para criar um time de alto nível. Não por não existirem profissionais excelentes, mas porque é preciso encontrar pessoas que se adequem ao que a empresa espera e depois explorar e incentivar o melhor de cada um para que o rendimento não caia ao longo do tempo.

Sucesso não vem por sorte, é preciso trabalho duro.

Já sabendo dessa dificuldade dos gestores, montamos uma lista com dicas para montar a sua equipe.

5 dicas de como criar uma equipe de sucesso

1 – Determine as funções que precisam ser preenchidas
Antes de mais nada, saiba o que você realmente precisa na sua empresa. O ideal é que existam vários especialistas em diferentes assuntos e não tem problema que ele acabe exercendo alguma outra função além da definida inicialmente, mas sempre dentro da mesma área de conhecimento. Sempre tenha em foco o nicho da sua empresa, para que sempre se lembre quais os profissionais que precisa ter para te ajudar;

2 – Compatibilidade com a cultura da empresa
Não adianta achar um profissional excelente se ele vai contra a cultura organizaciol da empresa e do gestor. É interessante sim que a empresa entenda e aceite a diversidade, mas sem esquecer que pode ser mais fácil o trabalho quando há alguma compatibilidade de pensamentos e ideias.

3 – Integração do novo membro
Antes de encher o novato com um monte de informações e treinamentos sobre a empresa, o apresente para o restante da equipe. Mostre que ali há outras pessoas com quem ela pode contar e tirar dúvidas quando as mesmas surgirem. Isso também faz com que a equipe já formada se sinta parte do processo de integração do novo membro da equipe e se sintam confortáveis com a mudança.

4 – Confiança e diálogo aberto entre os colaboradores
A equipe precisa de confiança uns nos outros para se sentirem confortáveis para darem suas opiniões, mesmo que esta seja discordando de alguma coisa. Ao se expressarem, as pessoas assumem riscos defendendo suas posições e agindo, por isso a confiança é tão importante: as pessoas saberão que suas opiniões não serão punidas caso sejam contrárias a de outro membro da equipe.

5 – Liderança
Sim, toda equipe precisa de um líder e este precisa entender como fazer parte da equipe que lidera. Não basta apenas delegar as tarefas e cobrar que sejam feitas, um líder precisa também ouvir a opinião das pessoas sobre o trabalho para juntos conseguirem resolver os assuntos abordados.

Como desenvolver uma equipe

Assim como montar um equipe tem seus desafios, desenvolver essa equipe também é algo a ser planejado. Por isso sempre lembre que:

1 – Você deve ser o exemplo para a sua equipe
Uma equipe de alto nível demanda um líder de alto nível, assim a equipe vê uma figura para se espelhar e se inspirarem. É importante sempre ter em mente que o trabalho deve ser feito junto com o líder e não para o líder.

2 – Estabeleça metas reais
Por mais que o líder queira o crescimento da empresa e que isso seja alcançado o mais rápido possível, não se pode negligenciar o fato de que metas irreais ou inalcaçáveis pode gerar frustração na equipe e no líder. Ninguém gosta de chegar no fim do prazo e ter o sentimento de que não fez o que devia.

3 – Crie a cultura do Feedback
É importante que os funcionários saibam o que o líder pensa sobre o seu trabalho e como podem melhorar os pontos fracos. Bem como também é importante que o líder também receba o feedback dos seus liderados, afinal todo mundo está em constante aprendizado.

Ter uma equipe de alto nível não é uma tarefa fácil, mas há algumas atitudes que podem fazer toda a diferença para que você encontre um bom profissional e o mantenha motivado para fazer parte da equipe sempre dando o seu melhor para o objetivo em comum.

“Sozinho vou rápido, mas em equipe vamos longe.”

 

Deixe uma resposta