Empreendedorismo

Como as datas comemorativas podem ajudar as suas vendas

Você provavelmente já ouviu alguém falando que alguma data comemorativa é “só mais um dia para termos motivo pra gastar dinheiro.” E é verdade. Independente do que você acredita sobre as “datas comemorativas”, certos eventos (páscoa, natal, dia dos namorados, etc) são muito importantes e lucrativos para o comércio. O que é muito bom, já que gera milhares de empregos, mesmo que temporários, e movimenta a economia.

Comemoração é um bom negócio!

Em todo mundo há datas que são especiais para vendas e aqui no Brasil as principais são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Nem tão recente assim, o Black Friday também tem se instalado com sucesso, sendo aproveitado pelas lojas durante todo o mês de novembro.


De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o natal é a época do ano mais lucrativa para todos os setores, já que as pessoas não buscam apenas presentes no final do ano. Elas também querem roupa nova, viagem de férias, reforma na casa, novos móveis, mais comida por causa da ceia… Diferente da páscoa, por exemplo, que movimenta apenas os setores voltados para chocolate ou o dia das crianças que basicamente é focado na venda de brinquedos.

Muitas vezes são essas datas especiais que mantém muitas lojas funcionando o ano inteiro.

Bom atendimento é essencial

Não adianta você ter a melhor propaganda e atrair várias pessoas para a sua loja se você e a sua equipe não for boa no atendimento. Afinal, quem gosta de ser mal atendido? Lembre-se de estar preparado para fazer um excelente atendimento e assim ter um diferencial que atraia os clientes para a sua loja e não para o concorrente.

E-commerce

Se você ainda não se adaptou a vender pela internet, comece a pensar e por isso em prática o quanto antes. O mercado online tem crescido de forma acelerada, principalmente durante a pandemia, e as lojas que são apenas físicas acabam ficando pra trás. Porém não basta criar um catálogo de produtos na internet, é preciso se preocupar com a segurança dos dados dos clientes, no que você realmente possui no estoque e na logística para fazer as entregas dos produtos, principalmente em datas de mais compra.

E vamos ao marketing!

Sim, não adianta equipe com bom atendimento e e-commerce funcionando bem se você não divulgou os seus produtos e promoções na época certa. Daí a importância do marketing sazonal, que, como o nome já diz, são tipos de divulgações relacionadas a datas comemorativas.

Algumas ações podem ajudar muito na hora da divulgação:

  • crie seu calendários de ações com antecedência, assim você conseguirá fazer ajustes na divulgação ou produto, caso seja necessário;
  • tenha um calendário com todas as datas comemorativas (óbvias ou não). As vezes uma data menos comentada também pode ser uma oportunidade para novos negócios;
  • entenda a quem se destina o seu produto e faça promoções voltadas para ela. Já falamos sobre isso no artigo sobre Persona;
  • também é importante saber sobre o ciclo de vida do seu produto. Se você vende produtos para o frio, por exemplo, comece a falar deles antes da estação de inverno chegar.
  • seu produto tem relação com alguma coisa internacional? Então se aproveite também do calendário do país em questão;
  • aproveite as datas comemorativas para criar laços mais estreitos com os seu clientes! Só falar de vendas pode cansar um pouco, por isso lembre-se de mandar e-mail marketing ou um cartão apenas desejando um Feliz Natal, por exemplo.

Use as datas comemorativas a favor do seu negócio e cresça as suas vendas!

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