Empreendedorismo

Baixo investimento gera resultado?

Em tempos de crise econômica, baixo investimento nos negócios pode ser uma saída para driblar os problemas financeiros. Há muitas opções de negócios que podem ser começados sem precisar de grandes quantias de dinheiro e também há muitas ferramentas para ajudar os negócios a crescerem. O que não quer dizer, de maneira nenhuma, que são negócios ou ferramentas inferiores só porque precisaram de baixo investimento. Pelo contrário! Existem muitas maneiras boas e eficazes de fazer a gestão dos negócios sem precisar desembolsar muito. Para te ajudar nesse caminho, listamos algumas dicas:

– INBOUND MARKETING – conjunto de estratégias para atrair clientes usando conteúdo relevante para falar sobre o seu negócio e fazer com que os clientes cheguem até você. Existem algumas ferramentas que são necessárias para fazer o Inbound Marketing e, felizmente, várias são gratuitas. As principais ferramentas que seriam interessante usar para o seu negócio são: 

  1. Blog – ter um blog mostra que você entende sobre o assunto que está falando e pode ser muito útil para divulgar o seu negócio. O WordPress é uma boa opção, já que é gratuito e tem vários layouts prontos;
  2. Automação de e-mail marketing – fazendo a automação de e-mails, todo cliente que fizer o cadastro solicitado por você (no seu site, blog, etc.) receberá automaticamente os e-mails previamente cadastrados para serem enviados, poupando o tempo de ter que fazer isso manualmente. O Mailchimp é bastante conhecido e tem uma versão gratuita;
  3. Ferramentas de SEO – ferramenta para entendedores mais avançados, o SEO serve para fazer a otimização do seu site ou blog, garantindo que ele apareça nas pesquisas do seu cliente. É possível encontrar mais de 60 opções grátis na internet e dentre elas está o Google Search Console, que faz basicamente o mesmo que o Google Analytics, porém apresenta os dados de maneira mais fácil de ser compreendida;
  4. Google Analytics – como já citado antes, o Google Analytics é um poderoso aliado para medir e monitorar o desempenho de um site, coletando informações relevantes sobre os visitantes, que vão te ajudar a ser mais assertivo nas suas campanhas de marketing.

– RIZER – com baixo investimento necessário, na Rizer é possível criar um sistema de forma fácil e que se adeque exatamente ao que você precisa para crescer o seu negócio. Tudo isso sem precisar de desenvolvedor ou conhecimento em design;

– TRELLO – ferramenta para, entre outras tarefas, ajudar no gerenciamento do relacionamento com o cliente. No Trello é possível ter uma ferramenta gratuita onde poderá identificar seus clientes, organizar e centralizar as informações sobre eles, buscando fidelizá-los.

– GROWTH HACKING – ou hacking de crescimento, é, segundo Sean Ellis, o “marketing orientado a experimentos. O objetivo é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.” Mais uma vez, uma ferramente do Google pode ser uma boa aliada: o Google Optimize.

– PARCERIA ESTRATÉGICA – quando apenas os métodos tradicionais de marketing não geram os resultados esperados, formar parcerias pode ser de grande valia para expandir seus negócios e conseguir mais clientes. E sim, as vezes isso pode ser muito caro formar uma parceria, é aí que entram as famosas “permutas”. Ao invés de usar dinheiro como pagamento, negocie trocas que sejam vantajosas para os dois lados.

Sim! Vimos que com dedicação e usando as ferramentas certas, é possível gerar resultados para os negócios mesmo com baixo investimento. 

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para sempre ter assuntos atualizados que vão te ajudar na gestão do seu negócio!

Leave a Reply