No universo dos aplicativos mobile as artimanhas técnicas aplicadas a cunho de desenvolvimento, somam-se ao ranking dos principais desafios dos Devs. Neste sentido, compreender as principais diferenças entre os sistemas operacionais Android e IOS, se faz primordial – e neste artigo fiz um compiladão. Boa leitura!
Embora diversos aspectos de usabilidade e recursos apresentados pelos sistemas operacionais Android (Google) e IOS (Apple) sejam semelhantes (quando não iguais), alguns aspectos tecnológicos diferem tais aplicações.
Sob o aspecto de desenvolvimento, por exemplo, o sistema Android apresenta vantagens sob o sistema IOS, uma vez que o mesmo possui mais possibilidades de customização ao usuário final, além de código aberto que permite melhorias pelo próprio fabricante dos dispositivos.
Já quando o assunto é design e usabilidade, pontos fortes dos sistemas IOS, a Apple deixa claro “a que veio”, sendo tais argumentos, inclusive, os favoritos dos donos de Iphone, na hora de defender a marca.
Embora o IOS permita conexão entre dispositivos Apple, o sistema Android dá uma lavada na turma da maçã, sob este viés – uma vez que o mesmo permite conexão com dispositivos de inúmeras marcas que utilizam sistema Android, além de opções paralelas disponíveis da Play Store.
Em contraponto, a questão “atualizações do sistema” é um diferencial do IOS, justamente pelo fato do sistema ser utilizado exclusivamente em dispositivos Apple. Ou seja, há um maior controle que permite atualizações do sistema em produtos próprios (ao contrário do Android que, dada a condição de customização pelos diversos fabricantes, carece de atualizações que devem ser adequadas pelos mesmos, de acordo com a marca e modelo do dispositivo).
O desenvolvimento de aplicativos para celulares carece de um olhar atento acerca das principais divergências para desenvolvimento Android e IOS. Por isso, abaixo elencamos algumas das principais diferenças entre ambos sistemas operacionais. São estas:
Logo de cara vamos falar de programação, apontando os tipos de linguagem mais utilizados para o desenvolvimento de Apps, seja para Android ou IOS. Vale lembrar que não trata-se de uma regra, e sim da compilação das linguagens mais utilizadas 😑.
Os famosos IDEs, como Visual Basic, Microsoft Visual Studio, Delphi, NetBeans, dentre outros, são algumas das plataformas disponíveis no mercado para a aplicação de linguagem de programação com fins de desenvolvimento.
Para o desenvolvimento de aplicativos Android e IOS, ambos sistemas operacionais indicam o uso de seus próprios sistemas – e dos dois lados há adoradores e críticos das plataformas (em especial acerca de melhorias básicas necessárias).
Os aspectos de design para o desenvolvimento de aplicativos é uma discussão que merece um artigo inteiro! Contudo, de forma resumida, trazemos aqui algumas das diferenças mais faladas, para ambos sistemas operacionais.
Nem tudo são flores no mundo dos Devs! Para que uma empresa/um profissional se registre como desenvolvedor IOS ou desenvolvedor Android, é necessário pagar uma taxa, em dólares americanos, às companhias. Vale lembrar que, se a sua intenção é a de distribuir um aplicativo bia Play Store ou Apple Store, este é o único caminho.
Além destas taxas, há ainda de se observar os percentuais de comissionamento sobre venda de serviços/assinaturas em aplicativos disponíveis para download em ambas lojas online.
A etapa de revisão do aplicativo submetido, tanto para a Play Store, quanto para a Apple Store, possuem prazos médios para a devolutiva.
Embora o número de vendas de aplicativos Android supere o número de vendas de aplicativos IOS, tais dados não devem ser considerados como principais no momento em escolher para qual tipo de sistema operacional o seu App trabalhará.
Como é sabido, tanto o Google quanto a Apple, há anos investem em países como Índia, China, Indonésia e Vietnã, que, economicamente, conseguem produzir excelentes aplicações e disponibilizá-las a um baixo custo para os usuários.
Ou seja, já existe uma cultura de baixo preço de venda e o seu projeto de desenvolvimento de aplicativos deve seguir esta mesma onda de precificação – a menos que você queira colecionar avaliações negativas com ênfase para este ponto 😑.
A plataforma da Rizer oferece um ambiente totalmente customizável para a criação de banco de dados e sistema de gestão de apps mobile, com a tecnologia e segurança da Amazon AWS.
Diversos desenvolvedores já utilizam nosso sistema e nuvem, com planos a partir de R$79,90 mensais. Faça um teste grátis de 7 dias ou agende uma consultoria gratuita com nossos especialistas.
E aí, vai de Dev Android, Dev IOS ou tudo junto e misturado 😅?
Bom desenvolvimento por aí e conte com a gente 🙂