Quando o assunto é ser mais produtivo nos processos, concluir os serviços com agilidade e qualidade, sem desperdiçar recursos e dinheiro, é um grande desafio. Por isso, metodologias ágeis como o Scrum são ideais para aumentar o rendimento e organizar as etapas até a entrega.
A rapidez na rotina de desenvolvimento de produtos e serviços é uma medida de rentabilidade tanto dos funcionários quanto da empresa como um todo. E para aplicar isso de forma efetiva, as metodologias ágeis aparecem como uma solução atraente.
Como o próprio nome diz, esse método visa conduzir os projetos com mais rapidez em cada parte do processo, o que resulta em tarefas concluídas mais cedo também. Além disso, busca deixar o fluxo de trabalho mais flexível, diminuindo os obstáculos e aumentando a interatividade.
Assim, a metodologia Scrum é uma ótima opção para quem busca diminuir o tempo e aumentar a flexibilidade. Baseada na divisão das etapas e das tarefas pelo time, utiliza-se na engenharia e na tecnologia de informação. Porém, o método pode se adaptar facilmente em outras áreas.
Inicialmente, pode parecer complicado aplicar o método na rotina da empresa. Mas a prática demonstra que o Scrum é um aliado na gestão de projetos.
Também conhecida como Scrum Agile, o piloto de avião Jeff Sutherland e Ken Schwaber desenvolveram a metodologia Scrum. Durante sua profissão, Sutherland notou que não existe uma única maneira para pousar um avião em segurança. Cada pouso é influenciado por inúmeros fatores, como pista, clima e conhecimento do próprio piloto. Para ele, os projetos acontecem da mesma maneira.
Dessa forma, cada entrega envolve pessoas e atividades diferentes que podem traçar diversos caminhos para concluir o mesmo objetivo. Nesse processo, é necessário ajustar a trajetória devido aos obstáculos que podem aparecer.
Assim, surgiu o método Scrum. Essa é uma das metodologias ágeis mais conhecidas atualmente. Isso porque trata-se de um conjunto de estratégias que visa solucionar os problemas de projetos complexos, ou seja, um framework. A proposta é otimizar o tempo e os recursos, finalizando o projeto com agilidade e mais qualidade. Como o trabalho é focado no cumprimento de prazos durante o projeto, o Scrum potencializa o trabalho em equipe.
Dessa forma, o principal objetivo é atender às necessidades do cliente por meio de uma comunicação transparente, responsabilidade coletiva e mantendo o progresso das etapas. Essas partem da proposta geral do que precisa ser feito. Assim, elaboram-se listas ordenadas por prioridade para a entrega.
Além disso, o acompanhamento é frequente. Há até a possibilidade de reuniões diárias para trocas de ideias e ajustes na estratégia, tudo visando a conclusão do projeto o mais rápido possível. Isso porque os ciclos, chamados de sprints, são planejados previamente e tem um período de tempo pré-definido. Essas ações guiam as atividades da equipe em cada parte do desenvolvimento do produto ou serviço.
Como a proposta é organizar as tarefas gerais, a metodologia Scrum funciona em ciclos e fases. Esses ciclos, chamados de sprint, duram no máximo um mês e tem como objetivo cumprir uma parte do projeto final em um determinado tempo. Para isso, são necessárias pelo menos quatro etapas: reunião de planejamento, reunião diária, reunião de revisão e retrospectiva.
A primeira acontece antes de cada sprint e tem como objetivo definir as tarefas daquele período e como elas serão feitas. As dailys sprints são reuniões diárias de 15 minutos para o acompanhamento do que foi designado para cada membro do time.
A reunião de revisão serve para inspecionar o produto e atualizar o backlog. Por fim, a retrospectiva permite que a própria equipe se avalie antes de iniciar uma nova sprint.
Outro ponto importante são os papéis de cada colaborador dentro da equipe. As pessoas que aderem ao método se dividem em três funções:
Essa pessoa é a responsável por liderar a equipe e manter o Scrum em dia. Tem como função orientar o time a cumprir os passos do framework, dando mentoria e treinamentos. Assim, gerencia a redução dos obstáculos que impedem o andamento do projeto e trabalha junto com o Product Owner.
Representante tanto da empresa quanto dos clientes. Essa pessoa se concentra na parte comercial do projeto e é responsável pelo Retorno sobre o Investimento (ROI). O PO traduz a visão do cliente para a equipe para validar os benefícios para incorporar no backlog (lista de tarefas para realizar em cada sprint).
Equipe: Um grupo de profissionais com os conhecimentos técnicos necessários que desenvolvem o projeto em conjunto, desenvolvendo as histórias com as quais se comprometem no início de cada sprint.
A metodologia Scrum ainda é pouco conhecida para a maioria dos profissionais, ainda mais fora da área de tecnologia. Por isso, é importante primeiro desenvolver a equipe para que esses pensem dentro da metodologia ágil.
Vale destacar também que deve-se estudar e respeitar as particularidades desse método para obter resultados efetivos. Assim, contar com um profissional que conheça bem cada etapa e tenha a habilidade necessária para treinar a equipe pode ser um caminho interessante. Esse profissional pode ser o Scrum Master do projeto. Porém, o treinamento é importante para que o Product Owner e a equipe também tenham os conhecimentos essenciais para alcançar os objetivos estabelecidos.
O próximo passo é montar uma equipe multidisciplinar com as habilidades necessárias para as atividades definidas no processo de conclusão do projeto. Ao analisar qual o resultado do serviço, já nota-se os profissionais essenciais realizar a entrega. A organização do time de acordo com suas funções e do que são capazes de fazer soma no objetivo final do projeto.
Agora, chegou a hora de fazer a primeira reunião da sprint e designar as tarefas. Para um acompanhamento efetivo, busque por um aplicativo de gestão eficiente e de fácil uso para que não haja obstáculos no processo. Com a Rizer você cria o seu próprio sistema de gestão e deixa sua empresa ainda mais ágil. Conheça mais sobre ela aqui.